Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A girl's life

Filipa ♦ Algarve ♦ 23 anos ♦ Estuda de Turismo ♦ Apaixonada por filmes, séries e livros

Seg | 23.11.15

Inscrita como dadora de medula óssea - check

Filipa Iria

Há duas semanas atrás, num domingo, tinha pensado para mim mesma que no dia seguinte iria ao Hospital para me inscrever como dadora de medula óssea. Depois fiz uma fissura no osso do dedo do pé e fiquei em recuperação. Duas semanas depois, pé praticamente recuperado, hoje foi o dia. Informei-me bastante sobre todo o processo e não me restou qualquer dúvida em relação a ser ou não ser. Basta lermos as condições , preenchermos os nossos dados e um pequeno questionário acerca do nosso historial medico e por fim tirar uma amostra de sangue. Uma vez que eu já ia também doar sangue, foi dois em um. Agora, a qualquer momento podem-me ligar e claro que há sempre um pouco de receio, mas, nada que ajudar alguém a viver não seja motivação suficiente.

 

Em relação a doar sangue, faço-o desde que fiz os meus dezoito anos. Era algo que desejava muito fazer assim que os fizesse. O processo também é bastante rápido. Preenchemos sempre um questionário quando chegamos, se fizemos tatuagens recentemente, se tivemos algum acidente, se fizemos alguma cirurgia ou tomamos algum medicamento, se estamos em alguma relação etc.  Depois uma picada no dedo, para fazer uma breve análise ao sangue e medir a tensão arterial. De seguida (se com a análise do sangue estiver tudo ok) passamos para o gabinete médico onde este vai ler o questionário e concluir se realmente estamos aptos ou não para doarmos o nosso sangue.

 

Durante sete anos o meu pai realizou imensas transfusões de sangue. Enquanto puder, vou agradecer a essas pessoas fazendo o mesmo.

13-05-2015_12_06_35_.jpg

Deixo-vos aqui dois links de sites informativos, caso tenham interesse e dúvidas.

 

Portal da Saúde - Transplante de medula óssea

Dador - Tudo sobre sangue

8 comentários

Comentar post