Ninguém abre os presentes antes da 00h00. Não importa se tem 3, 5, 10 ou 60 anos. Todos vão esperar até ao último minuto.
Há sempre uma pessoa que fica responsável pela distribuição dos presentes. Costumava ser eu a voluntariar-me, até os meus sobrinhos aprenderem a ler e voluntariarem-se muito rapidamente.
Compramos chocolates para por na árvore de natal todos os anos. Quando chega a véspera de natal já não há sinal deles. A minha sobrinha já os colocou lá. Até agora dei falta de dois. Não sei se estão escondidos na parte de trás da árvore ou na barriga de alguém.
Raramente comemos bacalhau cozido, é sempre bacalhau com natas.
Fazemos sempre filhoses, receita da minha mãe. De batata doce. As melhores do mundo.
Depois de jantarmos, vemos filmes de natal até à hora de abrir os presentes.
A minha mãe faz sempre questão de comprar uma caixa de bombons para cada um.
Tronco de Natal, torta de claras, tarte de ananás, arroz doce, bolo rei e filhoses são os doces que costumamos ter na nossa ceia de natal.
Os meus irmãos costumam dormir cá em casa de 24 para 25 de Dezembro.
A minha mãe compra sempre uns quatro pães caseiros com a desculpa de no 25 estar tudo fechado e poder faltar.
Eu também só abri os presentes depois da meia noite e no dia 25 de Dezembro e o problema principal dos chocolates é quando se gosta é difícil de resistir por muito tempo e depois desaparecem num instante, eu também enquanto não vejo o fim da caixa não descanso. Eu costumo comer bacalhau cozido que a minha mãe faz sempre com as couves e com caldo verde muito bom com uma rodela de chouriço, mas também gosto de bacalhau com natas que não como há muito tempo. E como somos poucos em casa tenho só bolo rei ,azevias e os frutos secos habituais da época festiva. Espero que o teu Natal tenha sido bom e desejo-te um Bom Ano 2017 com muitas alegrias, muita paz, saúde e amor e sucessos para a vida e que continuemos a partilhar dicas úteis nos nossos blogues e és sempre bem vinda ao meu blogue. Beijinhos da Sandra.